SERVIÇOS


Coleta Seletiva


A separação dos materiais recicláveis nas residências pode ser feita individualizando os materiais recicláveis e os acondicionando em contêineres diferenciados ou agrupando os em um único recipiente. O sistema com separação individualizada dos materiais recicláveis requer considerável espaço para guarda dos contêineres, inviabilizando sua adoção em pequenos apartamentos (Sem administração de síndicos ou condomínio) ou em casas de restritas dimensões.

Outro modelo, bem mais utilizado, é aquele que a população separa os resíduos domésticos em dois grupos:

• Materiais orgânicos (úmidos), compostos por restos de alimentos e materiais não recicláveis (lixo). Devem ser acondicionados em um único contêiner e coletados pelo sistema de coleta de lixo domiciliar regular.

•Materiais recicláveis (secos), compostos por papéis, metais, vidros e plásticos. Devem ser acondicionados em um único contêiner e coletados nos roteiros de coleta seletiva.

Após a coleta, os materiais recicláveis são transportados para uma unidade de triagem, equipada com esteiras de catação, para que seja feita uma separação mais criteriosa dos materiais visando à comercialização dos mesmos.